sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Off-set


É um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set - "fora do lugar" - vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície. Este método tornou-se principal na impressão de grandes tiragens; para menores volumes, sua utilização não compensa, já que o custo inicial da produção torna-a proibitiva.
A chapa, que é flexível, é montada na impressora off-set em um cilindro. Cada chapa é usada para transferir uma cor.
Uma chapa metálica é preparada de forma a se tornar fotossensível. As áreas que são protegidas da luz tornam-se, após uma reação química, lipófilas, atraindo gordura (Grafismo), enquanto que as demais regiões se mantêm hidrófilas, atraindo água (contra-Grafismo). A cópia de chapa pode ser de forma analógica (CtF - Computer to Film) ou digital (CtP - Computer to Plate).
Para impressos em várias cores é necessário o uso de várias chapas, uma para cada cor (basicamente quatro cores, CMYK Cyan / Magenta / Amarelo / Preto, que proporcionam a mistura por pontos) só sendo necessário o uso de mais chapas para cores especiais. Como o prata, o ouro e cores Pantone.
É utilizado geralmente para a produção de revistas, tablóides, livros, catálogos, folhetos, sendo crescentemente utilizadas na impressão de jornais.

Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário